Dados para fazer o melhor deal de ICM da sua vida

Dados para fazer o melhor deal de ICM da sua vida

As relações matemáticas que o jogo de poker contém permitem que cálculos simples feitos em tempo real ajudem a reduzir muito erros básicos que podem ser cometidos em uma mesa.

Mas nem a matemática, nem o poker são de natureza simples. Mesmo para as fórmulas mais básicas, como a PME, muitas vezes o que se faz é recorrer a atalhos que simplificam os resultados sem sacrificar muito a precisão dos mesmos.

ICM

Cuando estamos en instancias decisivas de un torneo nuestras fichas tienen un valor monetario.

No entanto, existem modelos matemáticos muito mais complexos aplicáveis ​​ao poker que não podem ser calculados no tempo limitado que o poker online permite. Alguns são impossíveis de aplicar sem a ajuda de uma calculadora.

O que essas complexas relações matemáticas valem para nós é analisar e estudar mãos e/ou preparar estratégias gerais, em vez de decidir o que fazer em uma mão. Os dois mais comuns e úteis são o Valor Esperado (EV) e o Modelo de Fichas Independente (ICM), este apenas para torneios.

Hoje é hora de focar no ICM

É um sistema de cálculo que permite conhecer o valor real em dinheiro das fichas que um jogador possui em um torneio.

O ICM atribui um valor monetário à pilha de um jogador em um torneio analisando as chances de um jogador ganhar um prêmio com base na estrutura de prêmios do torneio e na distribuição de fichas entre outros jogadores.

Na verdade, a raiz de todas as diferenças entre poker a dinheiro e torneios está em dois aspectos fundamentais: com um bankroll infinito, em dinheiro você nunca pode ser eliminado; e em que as fichas a dinheiro têm sempre o mesmo valor, enquanto o valor das fichas nos torneios varia ao longo do mesmo.

A primeira premissa é muito fácil de entender. O segundo nem tanto, mas com alguns exemplos, temos certeza de que você perceberá que é assim.

Em um Heads-Up sit & go onde o vencedor leva o pote inteiro, as fichas dos jogadores se comportam exatamente como em dinheiro. Se o torneio custa $100 e cada jogador tem 50 fichas, o valor de cada ficha é $1, o mesmo que custou para comprá-las.

As probabilidades que um jogador tem de ganhar o torneio, uma vez que são apenas dois jogadores e com os mesmos pontos, podem ser calculadas dividindo as fichas do seu stack pelas que permanecem em jogo. 50/100=0,5.

50% de chance de ficar em 1º, $ 100 * 0,5 = $ 50, $ 50/50 fichas = $ 1 por ficha

Conservar un buen stack en la mesa final también te da mejores oportunidades en un deal por ICM.

Assim que adicionamos jogadores e níveis de prêmios, as diferenças entre o valor de compra das fichas e o valor econômico em qualquer momento do torneio ficam cada vez mais distantes.

Por exemplo, em uma sessão de 10 pessoas, entrada de $ 10, a primeira cobra $ 50, a segunda $ 30 e a terceira $ 20. Todos receberam 10 fichas. Restam apenas dois jogadores, com 50 pontos cada.

A situação é quase idêntica à anterior, mas a existência de um prize jump que reserva uma percentagem do pote para o terceiro classificado faz com que cada ficha valha um pouco menos. Embora

10 pontos iniciais custam a cada jogador $10, no heads-up as fichas não valem mais $1.

50% de chance de ficar em 1º e 50% de chance de ficar em 2º, $50*0,5+$30*0,5=$40, $40/50 fichas=$0,80/ficha

Isso por si só mostra que o valor das fichas em um torneio varia conforme o jogo avança. Se adicionarmos diferenças nas pilhas, torna-se uma questão de pura lógica. Imagine que um dos jogadores tenha 90 pontos e o outro 10. A pilha do primeiro jogador nunca pode valer $90, porque o prêmio máximo que ele almeja é $50!

Até agora, limitamos severamente o número de jogadores e prêmios para fazer cálculos gerenciáveis, mas não é preciso ser um matemático para descobrir que calcular o valor de um stack em uma bolha do Main Event, com mais de 1.000 stacks diferentes e mais de 100 saltos de prêmios à frente é impossível para um ser humano. É para isso que servem as calculadoras ICM.

Se você já viu um acordo em um torneio e se perguntou de onde vêm esses números aparentemente aleatórios que são oferecidos aos jogadores, esses são os resultados do cálculo do ICM.

Fonte: Drawing Dead, escolade poker.

Author: Brandy Lawrence